Skip To The Main Content

Oito coisas que toda mulher em cadeia de suprimentos precisa saber

ASCM CEO

Friday December 22, 2017


Para a edição desta semana, convidei Jennifer Proctor, diretora de publicações da APICS, para escrever uma matéria derivada do primeiro fórum Mulheres na Cadeia de Suprimentos (Women in Supply Chain Forum) da APICS, realizado no início deste ano na APICS 2017. 

Minha inspiração e motivação vieram do Women in Supply Chain Forum, parte dos esforços contínuos da APICS para atrair, reter e promover as mulheres na profissão. Tenho entusiasmo em compartilhar essas valiosas informações reunidas de um painel de debates moderado por Jennifer Daniels, vice-presidente de marketing da APICS. As palestrantes foram Karen Alber, CFPIM, ex-diretora de informações da MillerCoors; Laura Scott, diretora da McCormick & Company, responsável de processo global de planejamento empresarial integrado; e Valerie Young, vice-presidente da cadeia de suprimentos global da 3M. 

1. Conheça a si mesmo. 

Quando você se conhece, pode ser fiel ao que acredita, Alber recomendou. Ela acrescentou que o desenvolvimento da própria integridade e valores pode ajudar o indivíduo a encontrar seu trabalho ideal, tornando sua vida profissional mais satisfatória.

Da mesma forma, conhecer a si mesmo pode ajudar o indivíduo a ser um líder melhor. Quando Alber entrou em seu cargo de CIO, ela percebeu que não precisava de todas as respostas técnicas aos desafios da empresa para assumir a função. “Eu tive que me familiarizar mais em ser uma líder de pessoas, sabendo como engajar, motivar e aprender com elas”, ela disse.

2. Tenha confiança em si mesmo. 

“Confie em sua capacidade de contribuir e depois expresse suas opiniões – elas não estão erradas. Elas são opiniões e expressá-las na mesa de liderança continua a abrir portas”, disse Scott. 

Young acrescentou que o diálogo interno positivo é importante. Se você fortalecer a si mesmo, ficará surpreso com o que pode fazer. 

3. Desafie seu pensamento. 

Todas as mulheres do painel aconselharam as profissionais a se afastarem das dúvidas em relação a si mesmas e de outras formas de pensamento negativo. Young descreveu como um de seus mentores lhe pediu para listar os motivos pelos quais ela não conseguiria um emprego. Então, o mentor ajudou Young a transformá-los. “Nós passamos por cada ponto e, a partir daí, consegui criar uma declaração concisa do que seria minha contribuição, que fosse única e diferente. Isso me ajudou a ter confiança para poder me vender.” 

4. Reserve um tempo para acertar as habilidades interpessoais. 

Alber creditou suas habilidades interpessoais ao desenvolvimento de sua carreira e recomendou que outros investissem seu tempo no desenvolvimento de suas próprias habilidades interpessoais. “Se há uma maneira de aprender a lidar com essas coisas difíceis – mover pessoas do ponto A para o ponto B, escutar e ter empatia – isso definitivamente se traduziria em qualquer programa em que você estiver trabalhando”, disse Alber. 

5. Acostume-se com a mudança. 

No início de sua carreira, Young estava trabalhando em um projeto que muitas pessoas da comunidade da APICS conheciam – a elaboração de um cronograma de produção. Ela descreveu como certo dia seu chefe entrou, logo depois de ela ter recebido um telefonema, dizendo que precisava mudar o cronograma. Ela ficou frustrada, porque tinha trabalhado duro para elaborar o cronograma e teve que jogá-lo fora e começar de novo. Seu chefe respondeu que não era trabalho dela elaborar o cronograma; mas, em vez disso, o trabalho dela era mudar o cronograma. 

“Daquele dia em diante, me comprometi em fazer da mudança minha melhor amiga”, disse Young. “Percebi que se eu abraçasse a mudança, estaria pronta para o passo seguinte.” 

6. Identifique seis pessoas que você quer muito conhecer. 

Young recomendou uma mudança das noções sobre o relacionamento mentor/mentorado e trabalhar no desenvolvimento de suas próprias redes. De preferência, identificar pessoas dentro e fora da empresa, e não ter medo de se aproximar de pessoas mais adiantadas em suas carreiras e daquelas que estão apenas começando. Você pode aprender muito com esses relacionamentos mais informais, ela disse. 

Alber acrescentou que criar seu próprio conselho consultivo pode ajudar o indivíduo a assumir o controle de sua própria carreira. Isso pode incluir supervisores passados, pessoas dentro de sua organização e talvez seu assessor financeiro. “Rodeie-se de pessoas em quem confia, que possam lhe dar bons conselhos para ajudá-lo a avançar tanto como indivíduo quanto como líder”, disse Alber. 

7. Crie um diálogo aberto sobre assédio sexual e discriminação de gênero no local de trabalho. 

Todas as mulheres no painel compartilharam exemplos de experiências de trabalhar em um campo dominado por homens. Enquanto algumas descreveram mentores homens que ajudaram a moldar positivamente seu sucesso futuro, todas tinham ouvido falar ou sofreram assédio sexual. 

“Para mim, o momento #MeToo é uma chamada à ação para garantir que eu abra essa discussão para as áreas que toco e expor o que quer que seja de todas as maneiras, formas e aspectos, para que possamos ser melhores e mais fortes”, disse Scott. 

Alber acrescentou que encontrar sua voz e seu senso de identidade ajudarão o indivíduo a falar independentemente da magnitude da situação. “Encontre seu músculo da coragem exercite-o.” 

8. Deixe ir. 

Se você trabalha na cadeia de suprimentos, é provável que queira estar no controle – da remessa, do cronograma, dos dados e de muito mais. Adicione uma família, e o desejo de controle pode se tornar irresistível. “O que aprendi ao longo do tempo é que você absolutamente não pode estar no controle o tempo todo”, disse Young. 

Para ser o mais bem-sucedida possível, Young aconselhou as mulheres a aproveitarem suas redes profissionais e pessoais. “Isso enriquece muito a vida e nos ajudará a alcançar todo o nosso potencial em comparação a tentar fazer tudo nós mesmos.”




Notice

ASCM Chicago offices will be closed starting Monday, March 16th until further notice. ASCM will continue to operate as usual with staff working from home.
XClose