Skip To The Main Content

Impressão 3D: a UPS transforma ameaças em oportunidades

ASCM CEO

Friday September 23, 2016


APICS-Supply-Chain-Management-Now

A United Parcel Service (UPS) está fazendo planos para adotar inovações no mercado de impressão 3D. A empresa de expedição norte-americana anunciou na semana passada que expandiria seus serviços de impressão 3D para a Ásia e a Europa “em uma tentativa de tirar total proveito e se adiantar a uma tendência que ameaça eliminar uma parte pequena, porém lucrativa, do seu negócio”, escreve Nick Carey para a Reuters.

Além de seus serviços de entrega, a UPS oferece soluções para a cadeia de suprimentos e se apresenta como líder global em logística. Segundo a Reuters, uma parte não divulgada da receita da UPS advém do armazenamento e da expedição de peças para os fabricantes. Se os clientes começassem a imprimir suas próprias peças, a UPS sofreria um baque significativo.

“Para enfrentar essa ameaça, a UPS optou por embarcar na revolução 3D e agora está pretendendo oferecer um serviço no qual a UPS imprimirá peças de plástico, de bicos a suportes para protótipos de porta-sabonetes ou peças giratórias multifacetadas, no mundo todo e irá entregá-las”, escreve Carey.

Em maio, a UPS lançou seu serviço de impressão 3D nos Estados Unidos com a Fast Radius. Os sócios inauguraram uma fábrica de impressão 3D no centro da UPS em Louisville, no estado norte-americano do Kentucky. Ao mesmo tempo, a UPS anunciou um acordo de inovação conjunta com o SAP para colaborar em uma solução que integraria a cadeia de suprimentos estendida do SAP e soluções da internet das coisas com a rede de impressão 3D e de entrega da UPS. 

comunicado à imprensa da UPS sobre a expansão na Ásia se aprofunda na perspectiva da cadeia de suprimentos do anúncio. “Empresas que virtualizam seus estoques não só podem economizar custos ao reduzir o número de peças fabricadas 'por precaução', mas também podem produzir quantidades menores com economia de custo e a mesma qualidade, além de minimizar os prazos de fornecimento porque as peças são produzidas mais perto de onde são necessárias.”

A matéria da Reuters contém uma advertência para a UPS e outras empresas que estão considerando expansões semelhantes. À medida que o custo das impressoras 3D diminuir e sua confiabilidade aumentar, os líderes das empresas poderão decidir comprar suas próprias impressoras 3D. “Por que esperar um dia para que uma peça chegue (da UPS) quando você poderá inovar seis vezes por dia, por conta própria?”, pergunta Richard D’Aveni, professor da Tuck School of Business no Dartmouth College, na matéria.

Atualmente, um cliente norte-americano que está tirando proveito da impressão 3D da UPS é a GoPro, o fabricante de câmeras versáteis. A Reuters informa que, anteriormente, se a empresa queria testar novos desenhos, ela poderia demorar semanas ou meses para criar o produto. Agora, a empresa pode testar os desenhos com muito mais rapidez. “A impressão 3D permite que você falhe mais rápido ou se depare com momentos de genialidade”, afirma Ryan Harrison, designer de produtos da GoPro, na matéria.

Inovação disruptiva

Há alguns anos, lembro que a UPS tinha comerciais de televisão que fizeram um excelente trabalho explicando a cadeia de suprimentos para todos que assistiam. Esses comerciais que entusiasmavam por ver a cadeia de suprimentos junto ao público em geral e a UPS aproveitando oportunidades de negócios relacionadas ao campo. Mais uma vez, é fantástico ver como a UPS está inovando a cadeia de suprimentos com seus serviços de impressão 3D. Considere a definição de “risco de inovação” do novo Dicionário da APICS, 15ª edição: “O risco de perder clientes porque outra empresa cria produtos mais inovadores.”

Na APICS, também pensamos em disrupção e inovação com relação aos nossos próprios produtos e serviços. Neste momento de profunda mudança, também é importante recorrer a referências de confiança. É por isso que estou animado em anunciar a 15ª edição do Dicionário da APICS, que estará disponível por meio da Loja da APICS a partir de 1º de outubro. Os membros recebem um download eletrônico gratuito e podem pagar uma pequena tarifa por uma cópia impressa. Os participantes da APICS 2016 terão a oportunidade de retirar uma cópia de pré-visualização gratuita no quiosque da Loja da APICS. Além disso, um aplicativo atualizado Learn It agora está disponível pela App Store e pelo Google Play. Não perca a oportunidade de obter essa valiosa vantagem para membros da APICS.

A APICS possui o conjunto de conhecimentos para a cadeia de suprimentos e estabelece o padrão da indústria. O Dicionário da APICS e seu aplicativo complementar permitem que os usuários aprendam e utilizem a mesma tecnologia que seus pares no mundo todo. Nesta edição, damos as boas-vindas aos novo editores Paul H. Pittman, PhD, CFPIM, CSCP, Jonah e J. Brian Atwater, PhD, CPIM, Jonah. Eles lideram o esforço de eliminar a terminologia desatualizada e incorporar termos novos e definições revisadas da estrutura de Referência das Operações da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Operations Reference, SCOR); do programa SCOR-Professional (SCOR-P); e do programa Certified in Logistics, Transportation and Distribution (Certificação em Logística, Transporte e Distribuição, CLTD) para haver mais coerência com o panorama atual da indústria.